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10 Dicas para aumentar o número de clientes no seu estabelecimento

13/05/2019
por José Ferreira

Como dono ou gestor de estabelecimentos de restauração & hotelaria, é cada vez mais necessário concentrar as suas energias em melhorar o serviço que está a prestar de modo a atrair mais e melhores clientes, e manter os atuais. Existem algumas ideias simples que pode introduzir e não exigem um grande investimento.

Ter presença online

Se não tem presença online então é como se não existisse. Deve ter um site ou página nas redes sociais que explique o conceito do seu estabelecimento, dirigido ao seu público-alvo, que deverá alimentar diariamente através de posts sobre as músicas que costuma passar no seu estabelecimento, fotografias dos pratos e bebidas que costuma servir. Ter internet wi-fi, aberta para os seus clientes, é imprescindível atualmente e os seus clientes vão apreciar muito.

Um menu simples

O cardápio do seu café é um dos rostos principais do seu estabelecimento. Por isso não o complique. Deve ser legível e com os preços corretos de modo a permitir ao cliente uma leitura rápida. Deve entregar o pedido o mais rápido possível. Lembre-se de colocar os produtos com mais sucesso e mais caros no topo da lista. É aí que a atenção e concentração do cliente se foca primeiro, pois regra geral uma pessoa lê sempre de cima para baixo.

Ter um bom atendimento 

O seu estabelecimento deverá por se esforçar em ter um bom ambiente. Os funcionários devem ser atenciosos e refletir a identidade do seu espaço. Poderá ter o melhor café da cidade, mas se tiver um mau atendimento, o cliente não regressará.

Ter calma com os clientes

Precisa de ser uma pessoa muito paciente e calma para gerir um estabelecimento de restauração, pois trabalhar no atendimento ao público não fácil. Nem sempre o cliente tem razão, mas não prejudique a imagem do seu estabelecimento por causa de um caso pontual. Os seus funcionários devem ter a mesma atitude.

Crie promoções semanais

Os clientes gostam de promoções. Agora que está a chegar o Verão, apresente todas as semanas um chá frio ou  outra bebida refrescante com uma promoção. Este é apenas um exemplo, poderá usar outros produtos que queira para acabar com o stock. Poderá também sempre que conseguir dar um mimo aos seus clientes. 

Dê nomes criativos às suas bebidas e pratos

Tente ser criativo e criar nomes originais que atraiam a atenção dos seus clientes. Se batizar uma mistura de ervas como o chá da paixão, por exemplo, vai ter muitos casais que por brincadeira o vão pedir. É muito mais interessante do que pedir um chá de cidreira. 

Não se acomodo e inove nos seus pratos e bebidas

Se o seu estabelecimento serve algumas refeições, deve manter os seus pratos base fixos, mas também inovar todos os meses de modo a atrair novos clientes e a curiosidade dos antigos. Não se acomode com o que já está feito. Procure sempre surpreender.

Mantenha preços competitivos

Se os seus fornecedores aumentarem os preços, não se esqueça de aumentar os seus mas subtilmente.  Perder dinheiro não é o seu objetivo, mas sim ganhar. Não se esqueça disso.

Crie pequenos eventos

Se tiver espaço e condições dinamize culturalmente o seu. Poderá criar noites temáticas, contratar músicos, criar um clube de leitura, ou uma noite de quiz, não se esqueça que só deve aventurar-se para este sector se estiver numa situação confortável e analisar muito bem se o risco poderá compensar.

Cuide dos seus clientes mais fiéis

Embora em Portugal, a moda dos cartões de fidelização em cafés e snack-bares já esteja muito popularizada. Se não tiver meios para criar um cartão, não se esqueça de mimar de vez em quando os seus clientes mais fiéis. Nem que seja no dia do aniversário, ofereça-lhe um café. O importante é fazê-los sentir-se bem.

Mas se precisar de ajuda e de uma parceiro certo para isto acontecer, poderá sempre contar com a Lendas Sublimes para o ajudar a revolucionar o seu negócio e aumentar o número dos seus clientes.

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