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10 Erros a evitar na Hotelaria & Restauração

09/09/2019
por José Ferreira
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Artigo que identifica 10 erros a evitar na Hotelaria e Restauração, confira que se não está a cometer alguns deste erros no seu estabelecimento e precavesse-se de cometer alguns destes erros.

Dez erros mais comuns e algumas dicas para evitá-los:

Não fornecer informações básicas de contacto

Um site com um design elegante e otimizado não significa nada para um cliente, caso não consiga encontrar o endereço ou o número de telefone na página inicial. Cada estabelecimento deve ter as informações básicas no seu site e colocá-lo bem visível ao utilizador. Muitos turistas e clientes preferem ligar para fazer perguntas e receber respostas instantaneamente.

Além disso, um chamada pode terminar numa reserva de quarto ou de mesa, se a pessoa que atender à chamada for um bom vendedor. Mas se não houver um número de telefone ou um e-mail de contacto na internet, a hipotética reserva poderá ser perdida.

 

Reproduzir automaticamente músicas e vídeos no site 

Muitas pessoas reservam suas férias ou restaurantes entre 9h e 17h, ou seja, durante o horário de trabalho. A última coisa que elas precisam é que o computador ou dispositivo comece a transmitir músicas ou anúncios.

Os vídeos sobre os quartos ou sobre os pratos servidos são bons porque ajudam a entender melhor as instalações e os produtos servidos, mas não devem estar na página inicial. É necessário usar imagens e descrições simples para atrair o cliente assim que entrar no site ou rede social.

 

Usar as redes sociais incorretamente

É extremamente importante usar as redes sociais como um canal de marketing, mas o importante fazê-lo corretamente. A ideia é direcionar o tráfego para a página web ou para a localização do estabelecimento. Um erro comum entre os hoteleiros é enviar os hóspedes das suas páginas para as suas redes sociais assim que eles entram.

 

Publicar fotos de baixa qualidade

Não faz sentido investir num web design maravilhoso, se as fotos não tiverem qualidade. Os turistas e cliente querem saber o que receberão em troca do seu dinheiro. Se encontrarem imagens pixeladas, desfocadas ou mal enquadradas, não estarão dispostas a fazer a reserva.

É por isso que não é conveniente poupar despesas em fotografias de alta qualidade. Atualizar as imagens a cada dois anos ou toda vez que o site é remodelado é importante. E é claro, é essencial que as fotografias utilizadas sejam reais, a fim de evitar deceções e críticas.

 

Inclua informações simples em arquivos para download

Quem gosta de baixar arquivos PDF no seu telefone ou computador? Então, porquê forçar os convidados em potencial a fazer isso?

Por exemplo, se um cliente ou turista quiser ver o menu da casa, poderá visualizá-lo diretamente na internet.

 

Conectar-se a canais de distribuição errados 

Antes de entrar em contrato com alguma agência de viagens, ou agencias de marketing, on-line manualmente ou por meio de um gestor de canais, é importante fazer algumas pesquisas. Precisa olhar além dos quatro ou cinco canais mais conhecidos e encontrar os parceiros que melhor atendem ao mercado e ao público que deseja atrair.

 

Ignorar o potencial da área local

Quando os hóspedes ficam num hote ou vão a um estabelecimento, simplesmente não “compram” somente um quarto consome produtos para se alimentarem, mas geralmente também procuram uma experiência nesse destino.

Para a hotelaria e restauração, seria uma oportunidade perdida de não o aproveitar. É importante criar alianças com empresas locais e projetar promoções e pacotes relacionados a eventos e atrações que possam interessar os clientes.

 

Não querer ouvir (ou responder) aos comentários

É essencial ter em conta as opiniões dos hóspedes e clientes, interagir com eles e manter uma boa reputação para a marca continuar a recebe-los.

A pior coisa que pode fazer é não responder quando os clientes deixam comentários e opiniões em sites como o TripAdvisor ou nas suas páginas das redes sociais.

 

Não preste atenção à sazonalidade 

 Terá de se precaver neste especto do que toca à época que se encontra, para esplanadas e bares descobertos certamente que os dias de maior calor tem muita mais procura do que nos dias de chuva e cinzentos. 

 

Não limpar os quartos ou estabelecimentos adequadamente 

Uma queixa comum entre os hóspedes e clientes de qualquer sítio é a limpeza dos espaços, ou dos quartos, das mesas, do chão dos copos,.... ou do hotel em geral. Não economize nos recursos quando se trata de higiene e limpeza. Isso não é apenas para favorecer a saúde e a segurança de todos, mas para evitar receber uma avalanche de opiniões negativas.

 

Existem outros inconvenientes que podem prejudicar o seu estabelecimento, por isso deve otimizar os processos para reduzir os riscos e os possíveis custos derivados. Mas também é verdade que, seguindo essas dicas e prestando atenção aos detalhes, pode fornecer um serviço de qualidade, e os clientes retornarão e até recomendam esse mesmo estabelecimento.

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