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10 pequenos passos para gerir um negócio de hotelaria & restauração

28/05/2019
por João Costa

É dono de algum bar ou estabelecimento de hotelaria? Anda constantemente à procura de dicas para melhorar a gestão do seu estabelecimento? Está a iniciar o seu negócio e não sabe por onde começar?

Seja qual for o seu perfil confira os passos para começar com o pé direito a missão de gerir um bar.

Passo 1- Estude o seu mercado

Criar uma estrutura de negócio com uma base sólida, exige que você tenha de conhecer o panorama geral além do seu estabelecimento, saiba quem são seus concorrentes, o que há de novo no mercado, como o seu cliente compra, e o porque de ele comprar no seu estabelecimento, quais são os canais de venda mais interessantes para seu negócio e etc…

É necessário que saiba quais são os recursos que serão necessários para operar seu negócio com qualidade, por exemplo:

  • Se a localização da sua é favorável para atrair a sua clientela;
  • Como está a sua presença online;
  • O que andam a fazer os seus clientes
  • Orçamento

Passo 2 – Crie um plano de negócio para o seu negócio

Depois de estudar bem o mercado e as suas possibilidades, é a hora de criar o seu plano de negócios. 

Defina a atividade principal do seu estabelecimento, ou seja defina logo o que o seu estabelecimento terá como proposta de valor para servir aos seus clientes. Como por exemplo o que serve: iguarias, lanches, sandes, salgados, petiscos, tapas, bebidas... Aqui o importante é definir que tipo de serviço e produtos serve.

Estabeleça quais são os principais recursos de materiais e humanos necessários para operar seu negócio:

  1. Quais são os canais de venda que irá atuar? (exemplo: terá um estabelecimento com venda ao balcão ou vai implantar um atendimento de take-way e entrega ao domicílio. É possível ter os dois e vender mais?
  2. Entenda sua estrutura de custos e otimize os gastos sem perder qualidade.
  3. Quais serão as fontes de receita? Como fazer dinheiro além da operação comum do seu estabelecimento?
  4. Inove na proposta de valor, ou seja, no que você se diferencia? Entenda o que os clientes esperam.

Passo 3 – Estabeleça os processos de gestão do seu bar

Se você não tiver processos bem definidos em todas as áreas, então não há forma de gerir um estabelecimento de Hotelaria e Restauração.

Deve eliminar processos antigos e automatizar a sua operação, facilitando com isso a vida dos seus funcionários e a sua própria gestão.

Na prática, o segredo é olhar para a sua infraestrutura, estrutura de custos, atendimento, funcionários, serviços e produtos, a sua atividade chave e tudo o que norteia o negócio com uma perspetiva inovadora.

Como por exemplo, usar pedidos de encomendas eletrónicos em vez de papel.

Passo 4 – Desenvolva um bom produto e serviço no seu bar

Depois de um planeamento bem definido, você deve continuar a aprimorar os seus produtos e serviços, inovando e dando a conhecer produtos e serviços novos ao mercado. Usando por exemplo novas tecnologias.

Passo 5 – Fornecedores

Outro fator importante é manter um bom relacionamento com os fornecedores e pensar na logística das entregas.

Geralmente, os estabelecimentos como bares e cafés são pequenas empresas e por isso tendem em ir arranjar as mercadorias de fornecedores diferentes constantemente devido ao preço.

Além dessa prática não favorecer um bom relacionamento com o fornecedor, pode resultar na perda de oportunidades em futuras negociações que podem trazer vantagens ao seu negócio, existe o risco do seu cliente não reconhecer o seu produto porque a matéria-prima mudou, devido à troca de fornecedor.

Passo 6 – Controlo das receitas

Se você imaginar que vai abrir um negócio e vai ficar logo rico então está enganado. Temos que ser realistas, todo os negócios tem seu tempo de maturação e cuidar das receitas é primordial. Fique atento às sazonalidades do seu negócio, porque afinal, o processo de faturação não é linear.

Guarde e reserve alguns fundos para que no futuro você possa investir no crescimento do seu bar e monitorize todos os processos internos para evitar desperdícios.

Passo 7 – Conquiste os seus clientes

Um bom atendimento, o compromisso de entrega, dar a melhor experiência possível, manter os funcionários bem orientados e satisfeitos, oferecer um ambiente agradável, inovar e manter a qualidade nos seus produtos.

Tudo isto fará com que seus clientes se apaixonem pelo seu estabelecimento.

Passo 8- Funcionários bem coordenados

Vários estudos já apontaram que o alto índice de rotatividade no mercado de Hotelaria e Restauração deve-se a fatores de capacitação dos funcionários. 

Fator 1 – Falta de experiência na função e segmento

Fator 2 – Pouco comprometimento com a realização das atividades destinadas à sua função

Fator 3 – Falta de formação mínima para operar na função

A maneira de fazer com que o seu atendimento e operação fluam de forma estruturada e com qualidade é capacitando os seus funcionários para estes exercerem funções operacionais de acordo com cada cargo, desde o treinamento de técnicas para desempenhar um excelente atendimento, até a formações de outras áreas do seu estabelecimento.

Tome para si a responsabilidade de inovar e motivar quem você contrata e retenha talentos que um dia podem vir a ser o seu braço direito na gestão do seu estabelecimento.

Passo 9 – Divulgação do seu estabelecimento

Existem várias maneiras de divulgar o seu bar sem que você necessite de se preocupar com verbas astronômicas. A presença nas redes sociais é uma delas, pois são canais de divulgação e também de relacionamento com o cliente.

Você pode valer-se das redes sociais como um canal gratuito para divulgar as suas promoções, fazer ações de fidelização, interagir com os seus clientes e muito mais.

Passo 10- Atenção a legislação fiscal e sanitária

A fiscalização não é a inimiga, mas sim um auxílio para que todos os estabelecimentos se empenhem em manter qualidade nos processos e serviços.

Na gestão de estabelecimentos de hotelaria e restauração, é essencial manter-se em dia com o fisco e de acordo com as exigências do HCCP.

Siga as normas da higiene de manipulação dos alimentos que for servir. Trabalhe com mercadoria fresca e de qualidade. Na dúvida, faça o certo e opere com a qualidade total.

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