Você que distribuí mais pratos e sobremesas grátis do que pode oferecer, já tentou o esquema do “compre um, ganhe dois”, e até já pagou aos seus funcionários para que se vestissem como mascotes e dançassem na frente do restaurante segurando um cartaz. E mesmo assim, nada parece estar a funcionar. Os novos clientes não estão a aparecer e, quando aparecem, estão lá apenas para aproveitar promoções que só dão prejuízo.
Se você é daquelas pessoas que sofre com isto e está sem ideias para relançar o seu negócio, ou então apenas a pesquisar porque deseja tentar alguma coisa nova, neste artigo você irá eoncontrar quatro ideias de ações de marketing que a Lendas Sublimes juntou para o seu restaurante, snack bar, pastelaria, café ou bar, que o ajudará a alavancar o seu negócio e impulsionar a interação deste ano. Confira!
A ideia
Desenvolver um concurso nas redes sociais que estimule o cliente a adivinhar o que há numa receita a fim de impulsionar o engajamento do seu público nas redes sociais, e consequentemente, o alcance da marca nas redes.
Como o fazer
Publique uma boa fotografia de um smoothie, salada, prato principal ou sobremesa no Facebook, Twitter ou Instagram que permita aos seus seguidores adivinharem o conteúdo da receita. A primeira pessoa a adivinhar os ingredientes corretamente, ganha!
A ideia
Esta é um pouco mais elaborada. O plano é anunciar aos seus seguidores uma promoção que premiará quem criar uma boa receita que tenha a ver com o seu estabelecimento.
Como executar
Você pode fazer isso de forma totalmente simples ou mais elaborada, a escolha é sua! Para começar, peça as receitas aos seus seguidores nas redes sociais. Depois, selecione os três finalistas com as melhores criações. Em seguida, suas opções são ilimitadas:
Concurso de degustação: Você pode elaborar um menu especial de degustação com uma amostra dos três pratos finalistas no menu. Neste caso, os clientes do restaurante é que votarão no melhor.
Divulgação: Você também pode postar uma foto dos pratos nas suas redes sociais e solicitar o voto digital do público.
Organize um evento: Além disso, também é possível fazer com que cada finalista prepare uma refeição para juízes bem cotados no ramo e filmar. Que tal uma live no YouTube? Promoções para restaurantes feitas na rede não exigem muito investimento e podem ser bem rentáveis!
Uma vez que o prato vencedor for determinado, basta colocá-lo no menu fixo, ou disponibilizar por um período especial e com valor promocional!
A ideia é levar às empresas locais pequenas amostras dos seus pratos com a finalidade de ganhar nome e clientela.
Como executar
Faça uma pesquisa e descubra quantos funcionários trabalham nos escritórios ou empresas da sua zona. Em seguida, prepare uma marmitinha com o seu prato escolhido para o público-alvo da empresa que você deseja conquistar. Todo a gente gosta de coisas grátis – especialmente, quando se trata de comida! Além disso, quem sabe se as pessoas não se apaixonam pelo seu tempero e se tornam clientes fiéis?
ATENÇÃO: Não se esqueça de incluir uma lista dos ingredientes contidos na receita – você pode lidar com pessoas alérgicas – e informações sobre onde as pessoas podem encontrar o seu estabelecimento.
A ideia
Pegue na ideia dos vendedores de rua de Cachorros-quentes e reproduza a sua própria versão gourmet de comida de rua!
Como executar
Num dia de sol, escolha uma área movimentada na hora do almoço, prepare o seu prato e exponha na frente do seu estabelecimento. Ao fugir do ambiente interno do restaurante para levar o seu produto até às bocas e narizes daqueles que estão a vagar pelas redondezas você vai gerar mais interesse e despertar sentidos, tanto através do gosto, como do cheiro.
Você também pode dar amostras ou cupons de desconto enquanto estiver a vender na rua como um incentivo adicional. Que tal?
Agora que você já tem 4 ideias novas de promoções para restaurantes, compartilhe nos comentários: qual a promoção mais bem-sucedida que você já fez?