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8 Indicadores Chave para monitorizar um Hotel ou Alojamento local

12/07/2019
por José Ferreira

Este artigo é em especial para gestores, donos e administradores de Hotéis e Alojamentos locais, iremos abordar 8 pontos que deve ter em conta ao analisar e monitorizar a sua rentabilidade.

 

1 – Oferta e Procura

Estabelecer relação entre o que o Hotel está a oferecer e o que que os clientes estão a procurar. Analisar, por exemplo, os quartos disponíveis e os factores externos que podem influenciar o nível de procura por estadia na sua região.


2 – Ocupação e faturação

Verificar atentamente a taxa de ocupação, o REVPAR, o ADR e a receita por reserva, por forma a aferir o estado actual do estabelecimento.


3 – Previsão de reservas

Analise indicadores como: reservas já confirmadas para os próximos dias/semanas/meses, nível de procura para esse período, etc. Com base nesses dados poderá ser necessário ajustar estratégias de pricing e/ou de marketing por exemplo.

 

4 – ROI (Retorno sobre o Investimento)

Medir o impacto da estratégia seguida,  por exemplo pelo número de reservas geradas a partir de uma campanha de marketing. Desse modo fica-se a conhecer melhor o público e a equipa, podendo direccionar-se melhor acções futuras.

 

5 – Padrões de comportamento

Perceber de que forma os seus clientes se comportam é fulcral para gerir os recursos e as ofertas do seu hotel de forma mais eficiente. Variáveis de análise: quais os canais utilizados pelos hóspedes; quais são os períodos de maior movimento; quais são os gostos e preferências dos clientes, etc


6 – Índice de satisfação

Através deste indicador fica-se a saber: principais reclamações dos clientes; principais elogios à unidade hoteleira; os profissionais que mais se destacam na opinião dos clientes; o recurso Net Promote Score qua avalia a probabilidade do estabelecimento ser indicado pelos clientes;


7 – Oportunidades de upselling

Essas oportunidades podem ser identificadas através da análise dos clientes. Se forem clientes "repeaters" pode-se sugerir algum serviço extra tendo em conta o que foi pedido na última estadia. Se for um cliente novo, sugerir serviços extra após a confirmação da reserva pode ajudar a fortalecer o relacionamento com o cliente mesmo antes da estadia se realizar. Deste modo pode-se antecipar necessidades do cliente.


8 – Índice de cancelamentos

Este índice pode indicar possíveis problemas no processo de reserva ou uma necessidade de ajuste no posicionamento do hotel. Se este indicador estiver muito alto pode significar por exemplo que o preço da diária esteja muito acima da média do mercado, ou que a política de cancelamento precisa de ser revista.

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