Sessões Lendas Sublimes | Como revolucionar o seu negócio? Garanta aqui a sua presença!

SAIBA MAIS

O que é a limpeza codificada por cores na restauração e como funciona?

05/04/2019
por João Costa

A limpeza codificada por cores é o processo de cores designadas para equipamentos de limpeza em certas áreas de um local, reduzindo a propagação de germes por todas as áreas e aumentando a higiene numa empresa ou em casa. As quatro cores principais são usadas para separar áreas como bares, áreas públicas, áreas de preparação de comida e cozinhas, casas de banho, são o vermelho, azul, verde e amarelo.

A codificação de cores é utilizada por uma variedade de indústrias e negócios onde a saúde e a segurança são primordiais, em especial a restauração e os cuidados de saúde, uma vez que a contaminação cruzada levará a doenças. As cores dos equipamentos de limpeza são representativas na sua área de uso. Por exemplo, não gostaria de limpar o chão de uma cozinha com uma esfregona que foi usada anteriormente para limpar o chão da casa de banho. A codificação de cores pode ser dividida em 4 áreas:

Áreas públicas - como entradas, receções e corredores
Lavatórios e sanitas - isto pode incluir banheiros e casas de banho
Restaurante e bar - incluindo salas de jantar e espaços de café
Cozinha e áreas de preparação de alimentos - qualquer cozinha, estação de comida ou área onde os alimentos são mantidos e/ou preparados
Para que este sistema funcione, precisará de atribuir um esfregão diferente (e outro equipamento de limpeza) a cada área, com uma pega colorida, cabeça ou cerdas para torná-lo facilmente identificável. Este sistema de limpeza higiénico pode ser aplicado a qualquer equipamento de limpeza que seja usado em cada área; desde esfregonas e escovas aos panos e luvas.

Três Itens Codificados Por Cores Que Deveria Ter
Então, quais são os itens codificados por cores que podem ajudá-lo a manter o seu negócio o mais higiénico possível? A lista é extensa, mas aqui estão os três primeiros que pensamos que cada negócio deve ter como prioridade:

- Esfregonas
- Balde de Esfregonas
- Apanhador e Vassoura


Com estes três itens, deverá garantir que a higiene das suas instalações nunca escorrega. Extras, como panos de limpeza e baldes de limpeza também devem ser considerados, para um ambiente de limpeza completo e rigoroso, codificado por cores.

A coordenação das cores dos produtos de limpeza pode variar de empresa para empresa e o sistema que escolhe depende inteiramente de si. No entanto, o guia acima é o sistema mais amplamente aceite na maioria dos estabelecimentos de restauração. A cor que atribui a cada área é uma escolha sua, desde que os seus membros de equipa sejam treinados no sistema que escolher. Contudo, existem leis e regulamentos para o estabelecimento de cuidados de saúde que devem ser seguidos para garantir o cuidado ao paciente.

O uso de equipamentos de limpeza codificados por cores é particularmente útil e tem sido amplamente adotado pela indústria da restauração, bem como pelos escritórios, fábricas e setor retalhista. Isto garante que o ambiente de vida e trabalho das pessoas esteja seguro, saudável e higiénico. Escolher empregar um sistema de cores no seu local de trabalho pode tornar a limpeza fácil, eficiente e, por sua vez, aumentar a higiene geral e o asseio.

Usar uma única esfregona para limpar todos os chãos de um restaurante, por exemplo, pode espalhar bactérias dos lavatórios e sanitas para a cozinha e áreas de preparação de alimentos. Isto traz um risco inerente de contaminação cruzada e consequentemente, gera doenças.

A aplicação de um sistema codificado por cores para segregar áreas sensíveis de uma área para a outra, é a forma mais eficiente e efetiva de reduzir o risco de contaminação cruzada.

Visite ainda aqui o site da Cada da Higiene para ecomendar já os seus utensílios de limpeza

Comentários

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião